Prezado, o verdadeiro papel da imprensa (de todas as mídias) é contar a verdade, com ética e imparcialidade. Mas se a imprensa quer ser partido político deve assumir sua identidade com dignidade e transparência
Ainda sobre o porque não concordo com a capa do Extra:
"Está havendo um abuso da liberdade de imprensa que, na previsão de uma derrota eleitoral, decidiu mover uma guerra acirrada contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff. Nessa guerra vale tudo: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta."
Veja o texto completo no http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/
Há quatro problemas jornalísticos nesta capa: 1. Não é assunto do público do jornal. 2. É editorial na capa. 3. O espaço dado é absurdamente desproporcional ao fato, ou seja, um discurso do Lula (no fundo, o mimimi é por conta do encontro de blogueiros sujos contra a manipulação da velha mídia). 4. Mostra que a velha imprensa não gosta de ser criticada, e se defende dizendo que o governo é que não gosta.
Caros, Eu acho que a capa é ótima. Mesmo. E sou o primeiro a criticar a grande imprensa, que adora atirar pedras no governo Lula (ainda que ele tenha níveis de popularidade nunca vistos no Brasil). Acho a capa sensacional exatamente por brincar com esse jogo de ideologias que, pouco a pouco, mata o jornalismo. Não estou preocupado com o que dizem Dilma, Serra e Marina. Estou preocupado com o posto de saúde perto da minha casa, com a qualidade do ensino, com a segurança para eu caminhar na rua. Mas a imprensa adora procurar pelo em ovos. E aí se quebra. Perde leitores. Perde credibilidade. Não vale a pena discutir o posicionamento das Organizações Globo. Isso a gente já conhece. Mas vale muito pensar sobre a ideia de "escolha o que você quiser, caro leitor". É quase como a costumização de alguns sites.
Se há algo que tira o sono das empresas de comunicação é a falta de capacidade dos líderes em promover mudanças pesadas. Pessoas de alto valor, mas que não conseguem mudar a lógica de trabalho.
Isso é natural. E não diminui o talento desses líderes.
A solução é trazer um apoio externo, por tempo determinado, para que execute as mudanças complicadas, carregando o peso negativo que qualquer transformação provoca.
Mídia Mundo desempenhou tal papel em uma empresa paulista em 2011, em outra fora do eixo Rio-SP em 2015 e ainda no ano passado na Argentina. Com enorme sucesso.
Vamos falar sobre isso e resolver o problema?
inovando com a gente
Consultoria para Integração no Brasil, Direção Editorial na Argentina, Workshop na Colômbia, Diagnóstico no Chile, Planejamento Estratégico no México, Palestra nos EUA e em tantos outros locais. O ano de 2018 foi corrido. E 2019 está apenas começando. Vamos conversar?
No ritmo dos jornais a vida está em constante deadline. Só que o bom jornal não vive apenas de fechamentos.
Ideias. Sem elas não há saída.
A concorrência das mídias digitais desenha um novo cenário para os jornais. Um novo momento requer um novo modelo editorial - e, claro, um novo plano de negócios.
Vamos conversar?
tessler@midiamundo.com
três motivos para chamar o mídia mundo
O Seminário Mídia Mundo - para empresas de comunicação e universidades - está ainda melhor:
Prezado, o verdadeiro papel da imprensa (de todas as mídias) é contar a verdade, com ética e imparcialidade. Mas se a imprensa quer ser partido político deve assumir sua identidade com dignidade e transparência
ResponderExcluirAinda sobre o porque não concordo com a capa do Extra:
ResponderExcluir"Está havendo um abuso da liberdade de imprensa que, na previsão de uma derrota eleitoral, decidiu mover uma guerra acirrada contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff. Nessa guerra vale tudo: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta."
Veja o texto completo no http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/
Há quatro problemas jornalísticos nesta capa:
ResponderExcluir1. Não é assunto do público do jornal.
2. É editorial na capa.
3. O espaço dado é absurdamente desproporcional ao fato, ou seja, um discurso do Lula (no fundo, o mimimi é por conta do encontro de blogueiros sujos contra a manipulação da velha mídia).
4. Mostra que a velha imprensa não gosta de ser criticada, e se defende dizendo que o governo é que não gosta.
Caros,
ResponderExcluirEu acho que a capa é ótima. Mesmo. E sou o primeiro a criticar a grande imprensa, que adora atirar pedras no governo Lula (ainda que ele tenha níveis de popularidade nunca vistos no Brasil).
Acho a capa sensacional exatamente por brincar com esse jogo de ideologias que, pouco a pouco, mata o jornalismo.
Não estou preocupado com o que dizem Dilma, Serra e Marina. Estou preocupado com o posto de saúde perto da minha casa, com a qualidade do ensino, com a segurança para eu caminhar na rua. Mas a imprensa adora procurar pelo em ovos. E aí se quebra. Perde leitores. Perde credibilidade.
Não vale a pena discutir o posicionamento das Organizações Globo. Isso a gente já conhece. Mas vale muito pensar sobre a ideia de "escolha o que você quiser, caro leitor".
É quase como a costumização de alguns sites.
Abraço!