Imprima essa Página Mídia Mundo: Muleta em Mogi - Update

terça-feira, 14 de junho de 2011

Muleta em Mogi - Update


Sobrou espaço na linha de manchete?

O Mogi News (Mogi das Cruzes, SP) resolve colocando muletas - artigos desnecessários - no meio.

Experimente retirar o artigo "a" antes de "filha". Ficaria muito melhor. Mas daria trabalho repensar a métrica da manchete. E há quem não goste de trabalhar.

O leitor reclama.


Update: recebi um e-mail do editor-chefe do Mogi News. Segue a mensagem:

Colega jornalista Eduardo Tessler:
Seus comentários postados em 14 de junho, acerca da manchete do Mogi News da edição de mesma data, parecem-me permeados de grande injustiça. Não se trata de falta de vontade de trabalhar. Este editor-chefe e sua equipe, composta por 40 profissionais entre editores, repórteres, estagiários, fotógrafos e editoradores, não se furta à tarefa de se dedicar assiduamente, seguramente mais de 12 horas por dia, à tarefa de entregar o melhor produto jornalístico possível. Seu julgamento, sem conhecimento prévio de nossa realidade, é, no mínimo, precipitado e superficial.
Quanto ao uso do "a" na manchete "Idosa de 88 anos e a filha são agredidas no Taboão" não foi uma muleta métrica. No jornalismo diário, marcado pela corrida do fechamento, a percepção de uma palavra ou um artigo a mais ou a menos é feita quase que intuitivamente, nas horas mais avançadas da noite. Isso não significa que seja a opção mais acertada. Seu direito de não gostar faz parte do jogo jornalístico e democrático. Quanto aos leitores que, segundo o colega, reclamam, declaro não ter tido qualquer registro até agora pelo site do jornal ou telefonemas. Considero sua análise, concordo com boa parte delas, mas me permito discordar de outras.
Obrigado pelo interesse e pela inestimável colaboração,
Márcio Siqueira
Editor-Chefe
Mogi News

Nota do editor: entendo os argumentos do editor-chefe do Mogi News, mas o fato é que o artigo "a" está mal colocado na manchete. E que a única justificativa para ele é a métrica da linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário