Imprima essa Página Mídia Mundo: Caducos com recibo

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Caducos com recibo

Há coisas que a razão - e o bom jornalismo - não consegue explicar.
Amy Winehouse morreu no sábado pela manhã (horário de Brasília). A notícia chegou ao Brasil no início da tarde de sábado. A grande maioria dos jornais dedicou enorme espaço na edição dominical à tragédia. Pelo menos dois importantes jornais, Diário Catarinense (Florianópolis, SC) e Gazeta do Povo (Curitiba, PR), ignoraram o fato - possivelmente pelo fechamento antecipado - e perderam o trem da notícia.
É ruim, mas acontece.
O que não pode acontecer é o recibo de jornal caduco. Os dois, DC e Gazeta, tratam o assunto hoje, 48 horas depois, como se fosse uma novidade. Ou seja, jogam a irresponsabilidade de fazer um jornal de domingo gelado no colo do leitor.
Assumiram a condição de jornal velho e inútil, mas disfarçaram, como se ninguém fosse notar. Se DC e Gazeta ainda não descobriram, já inventaram a Internet e a televisão, duas mídias instantâneas que informal o cidadão just in time.



2 comentários:

  1. Caro Eduardo,
    A Gazeta do Povo publicou, sim, na capa de domingo, a notícia sobre a morte da Amy Winehouse, embora apenas na edição para assinantes: http://www.gazetadopovo.com.br/edicaododia/?data=2011-07-24%2005:00:00. Quanto à edição de hoje, a chamada destaca o adeus dos fãs, como mostram a foto, a legenda e o próprio texto. Por isso o título Adeus à Amy. A rápida referência à data da morte era inevitável para contextualização.
    Marisa Valério
    Editora-executiva de Economia e plantonista da capa da Gazeta do Povo neste fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Cara Marisa,
    Entendo sua explicação, de qualquer maneira a prática do fechamento muito antecipado da edição dominical (comum apenas no PR, SC e RS) permite que tais omissões aconteçam.
    Abraço e obrigado pela leitura.

    ResponderExcluir