Imprima essa Página Mídia Mundo: Todos dizem o mesmo. E nada é novo

terça-feira, 18 de maio de 2010

Todos dizem o mesmo. E nada é novo


O acordo nuclear com o Irã, apesar da festa do presidente Lula e do governo brasileiro, foi visto quase com desconfiança pela Europa e pelos Estados Unidos.
Ninguém leva a sério as promessas de Ahmadinejad.
Mas esse é o fato. Falta o porquê.
Os jornais brasileiros, entre o ufanismo de jogar confetes em um ato protagonizado pelo presidente Lula e a preguiça em buscar motivos, apenas reproduz aquilo que já se sabe.
Tanto que as manchetes de quatro dos principais jornais do Brasil são praticamente iguais.
Folha de S. Paulo (SP), O Globo (Rio de Janeiro, RJ), O Estado de S. Paulo (SP) e Zero Hora (Porto Alegre, RS) seguem o mesmo script.
O resultado é um jornalismo velho e limitado.

3 comentários:

  1. Por que haveria somente motivos pra explicar como Ahmadinejad não seria confiável? Você acredita mesmo que não há interesses escondidos nos EUA para a sansão? Sancionar o Irã seria bom e ruim pra quem? Portanto, meu caro, há muitas perguntas, e estas são mais complexas que você pensa, não?

    ResponderExcluir
  2. Caro Cláudio,
    Todas essas dúvidas que você levanta são válidas. E são mais jornalismo que as manchetes dos jornais acima.
    Não estou aqui para julgar Lula ou EUA, quem está certo ou errado, mas para alertar que os jornais não assumem a postura de explicar os fatos. Assim acabam sendo chatos, desnecessários e velhos.
    Valeu.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Sim, concordo com você, só que pesquisar apenas o motivo pra dizer que o Irã não é confiável ainda acho pouco, é mais complexo que isso. Mas concordo em relação a preguiça dos jornais brasileiros, e por estarem sempre no "automático", eles não avançam em discussões, e são demasiadamente simplistas.

    ResponderExcluir