Imprima essa Página Mídia Mundo: A melhor matéria do ano é de O Dia

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A melhor matéria do ano é de O Dia

Uma boa reportagem precisa de planejamento. O Dia (Rio de Janeiro, RJ) planejou por 8 anos a fantástica matéria sobre o menino Luiz Inácio Matias da Silva, que completará 8 anos no último dia de governo de seu homônimo Presidente da República.

Lulinha é um personagem urbano descoberto pelo jornal. Sua vida, a melhoria de vida de sua família, é o retrato perfeito de um período em que o Brasil cresceu. Nenhuma estatística é melhor que essa história.

Uma reportagem como essa precisa de inteligência criativa, de apostas, de disposição. Primeiro para achar o personagem, depois para segui-lo por 8 longos anos.

O Dia merece todos os prêmio de jornalismo por essa sensacional matéria. Pena ter dado mais peso na capa à subida do salário mínimo do que à melhor história do ano. Erro de edição logo no dia em que não poderia errar.

4 comentários:

  1. Gostei muito deste post. Realmente uma grande matéria. Posso reproduzir seu post em meu blog (dando os devidos créditos, claro!)?

    ResponderExcluir
  2. Blog sensacional. E mais ainda este post.Realmente o dia deveria ter tirado a manchete do mínimo e dado destaque a maravilhosa matéria em ambos os sentidos, principalmente inteligente...
    Eu teria usado o tracadilho espelho para fazer a manchete. Vida de Lulinha é (colocaria as fotos e textinhos no meio e terminaria com) o espelho da era lula.

    ResponderExcluir
  3. Nossa. Grande dica!! Quanto à edição, é mais uma do tal Murphy né, ashauhsua Ô cara chato!!! Excelente blog!! Bah... falando nisso soube que o último SMD falou sobre o fim dos blogs.. Qual a sua opinião? Putz... logo agora que acabei de fazer o meu, ashsuahsuashuash

    ResponderExcluir