Imprima essa Página Mídia Mundo: Que vergonha, Franca - Update

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Que vergonha, Franca - Update


O quase centenário Comércio da Franca (Franca, SP) apela para o jogo mais sujo da imprensa para tentar arrecadar um pouco mais (ver Update abaixo).

Nem o mais criativo marqueteiro de uma campanha política poderia imaginar melhor catapulta para seus candidatos do que a foto que o jornal escancara em sua capa, acompanhando a generosa manchete.

Isso acontece quatro dias depois que o Mídia Mundo denunciou - com enorme repercussão - a estratégia mesquinha e nada jornalística de jornais apoiando candidatos em troca de algum punhado de reais.

Um tremendo tiro do pé.

Update (em 26/06): A editora-chefe do Comércio de Franca, Joelma Ospedal,  explicou - por e-mail - como foi a decisão de publicar a foto principal mostrando uma candidata à prefeitura. Segundo Joelma, a escolha foi puramente editorial, devido ao interesse que o assunto provoca em Franca - e pela falta de outra imagem que mostrasse os dois políticos. 
Mídia Mundo segue com a opinião que a foto é muito ruim e revela favorecimento à candidata, mas confia na boa fé da editora-chefe e retira a informação de que a escolha teria sido em função de "algum punhado de reais".

2 comentários:

  1. Caro Tessler,

    Como jornalista e responsável pelas edições do jornal Comércio da Franca, cujas capas você analisa com frequência em seu site, gostaria de fazer uma consideração. A crítica é sempre válida. Ela nos ajuda a nortear os trabalhos, nos obriga a voltar os olhos para o que foi realizado e motiva a buscar melhoras. Mas devodizer que avaliar uma cobertura política à distância, sem conhecer o contexto regional, sem estar a par do que significam os movimentos dos diferentes candidatos e muito menos a expectativa que havia na cidade em torno dos nomes envolvidos, é um erro. Insinuar que a cobertura tenha sido motivada por ‘um punhado de reais‘ é leviandade. Agindo assim você agride uma equipe de profissionais sérios que trabalham duro para fazer uma cobertura correta e isenta.
    Joelma Ospedal
    editora-chefe do Comércio da Franca

    ResponderExcluir
  2. Cara Joelma,

    Evidentemente eu não seria tão irresponsável a ponto de fazer uma afirmação forte como a que fiz se não tivesse informações que respaldam o que eu disse.
    Portanto respeito muito toda a equipe do Comércio da Franca, mas repito exatamente o que disse na nota. A foto publicada na quarta-feira, dia 20, é um escândalo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir