Imprima essa Página Mídia Mundo: Quem lê tanta notícia?

domingo, 18 de outubro de 2009

Quem lê tanta notícia?


O jornalista Elio Gaspari conta que certa vez, ao entrevistar o então secretário-geral do Partido Comunista Italiano, Enrico Berlinguer, para o Jornal do Brasil (Rio, RJ) nos anos 80 foi surpreendido com o seguinte diálogo:

- Quantas páginas tem o Jornal do Brasil?
- 48 páginas.
- Ah, 48 páginas. E quem lê tantas páginas?

A discussão sobre o tamanho ideal de um jornal não é nova. Mas é fato que a quantidade de informações que se publica em um jornal é tanta, que um leitor-padrão consome apenas 10% do que lhe é oferecido. Os outros 90% passam sem que o leitor note. Vão para o lixo. Enrolam peixe no mercado.

Um recente estudo afirma ainda mais: uma edição dominical do The New York Times (Nova York, NY) oferece mais informações do que um cidadão do Século XVII poderia obter em toda sua vida!

Está na hora de levar a sério a idéia de se fazer jornais mais compactos e diretos.

Um comentário:

  1. Vi, certa vez, um dado interessante. Se o leitor se dedicasse a ler todas as informações de todos os jornais do planeta, realizando pausas apenas para refeições e para ir ao banheiro, este leitor levaria cerca de 30 anos para ler tudo!

    Impressiaonante!

    Mas eu concordo com o tamanho do jornal, afinal o público é muito diversificado. Para segmentos existem as revistas. Uma família que compra um jornal. O pai lê uma parte, o filho outra a mãe outra. Acho interessante essa formação.

    Enfim.
    Abraços ao autor do blog. Na primeira visita, parece bom!

    ResponderExcluir