Imprima essa Página Mídia Mundo: A imparcialidade é um mito que não existe

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A imparcialidade é um mito que não existe


No jornalismo do Século XXI imparcialidade - como se ensina nas universidades - é uma grande bobagem. Jornal precisa se posicionar. Conquista leitores por suas ideias.

Por isso é ótima a iniciativa do Lance (SP e RJ) que publica um editorial na capa, escrito pelo editor e fundador do jornal, defendendo a contratação de Pep Guardiola para a Seleção Brasileira.

Não importa se está certo ou errado, se alguém concorda ou discorda. O correto é tomar posição, justificar uma opinião. Com as ferramentas que um jornal permite.

Imparcialidade? É tema para um seminário, não para um post.

Um comentário:

  1. a imparcialidade é uma virtude judicial e jamais deveria chegar perto do jornalismo. A maior obra já escrita sobre isso, a mais polêmica e parcial, a mais foda-da-paróquia é o Utilitarianism, do John Stuart Mill. Mais uma entre as tantas coisas que um jornalista brasileiro deveria ler, mas não lê, por ser parcamente alfabetizado. http://oll.libertyfund.org/index.php?option=com_staticxt&staticfile=show.php%3Ftitle=241&Itemid=28 (Cap. V: a Conexão entre a Justiça e a Utilidade). Tem traduzido, mas está esgotado. Se der, depois que eu terminar a dissertação, eu tenho o projeto de traduzir outra vez. Aliás, Mill foi, além de filósofo, um dos maiores jornalistas do século XIX. Mas nunca vi alguém trabalhando isso academicamente, para variar.

    ResponderExcluir