Imprima essa Página Mídia Mundo: Triste momento do jornalismo gaúcho

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Triste momento do jornalismo gaúcho

O Rio Grande do Sul sempre foi um celeiro de excelentes jornalistas. Gaúchos são ainda disputados por veículos de outros estados, pela forma de trabalhar, inteligência e criatividade.

Lamentavelmente, o mesmo não se pode dizer dos meios de comunicação do Sul. Ainda resiste um absurdo vício de sonegar informações à audiência, caso a notícia exclusiva não tenha sido divulgada antes pelo próprio meio. Em outras palavras, se "levar um furo", melhor esquecer. A informação simplesmente não vai existir.

Ontem o site Matinal Jornalismo (Porto Alegre, RS) publicou, pelas 17h, a mais importante denúncia do mês: experimentos não autorizados com doentes de Covid no Hospital da Brigada Militar, utilizando drogas que sequer têm liberação de entrada no País. Um escândalo.

A notícia repercutiu em todo o Brasil - exceto no Rio Grande. Horas depois, O Globo (Rio de Janeiro, RJ) publicou que o Ministério Público está investigando essas experiências proibidas. Ou seja, já há consequências. São, pelo menos, 50 pacientes que receberam a droga proibida. 

Mas Zero Hora (Porto Alegre, RS) e Correio do Povo (Porto Alegre, RS) se calaram. Nem publicaram em seus meios digitais - até agora. Nem uma linha. Nada. Pelo menos dois repórteres de tais veículos divulgaram em suas contas de Twitter a reportagem do Matinal. Só que as marcas históricas, frente a um furaço, preferiram ignorar a informação.

Quem perde é a audiência. Infelizmente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário