Imprima essa Página Mídia Mundo

sábado, 1 de outubro de 2011

Simples e provocador

Ótima ideia de O Popular (Goiânia, GO) para fazer o leitor sentir os 56 homicídios que transformaram setembro no mês mais sangrento da história de Goiânia.

Para cada morte, um furo de bala.

Dentro, o nome e a idade da vítima.

Impossível não parar para pensar. E se revoltar.

Como é fácil ser notícia em Mogi

Parece mentira, mas a promessa de expansão de um shopping center é manchete nos dois jornais de Mogi das Cruzes, interior paulista.
A credibilidade de O Diário (Mogi das Cruzes, SP) e do Mogi News (Mogi das Cruzes, SP) é tão rasa que os jornais preferem trabalhar apenas com a agenda pública. Basta ver a quantidade de fotos de autoridades que estampam a capa dos jornais.
O bom jornalismo passa longe.


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Corte radical


A capa do jornal precisa chamar a atenção. Bons temas, fotos provocativas, recursos gráficos.

The Globe and Mail (Toronto, Canadá) adora compor capas com cortes radicais nas imagens.

O de hoje surpreende pela verticalidade.

Vale sempre a pena observar a qualidade e a ousadia do design do Mail.

Não é o que parece

O descuido gráfico dos jornais muitas vezes acaba por passar uma mensagem subliminar que não estava no planejamento da página.
O Jornal de Brasília (Brasília, DF) fala de 3,5 mil servidores fora de função e mostra a imagem de uma senhora sentada no meio-fio. Mas são duas matérias diferentes.
O Comércio da Franca (Franca, SP) relata os aumentos de salários de todo o executivo municipal e oferece imagens para todas as posições: o lixo para quem não concorda, o foguete para quem está de acordo. Também trata-se de outras matérias, mal colocadas na primeira página.
Muitas vezes a concepção da capa não é o que parece ser.


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A capa histórica do Olé

Em 30 de junho de 2005, o Brasil aplicou 4 a 1 na Argentina na final da Copa das Confederações.

No dia seguinte o diário esportivo Olé (Buenos Aires, Argentina) saiu assim.

Memorável.

Cadê o jogo da seleção?


Essa é a capa de hoje do mais importante jornal esportivo da Argentina.

O Olé (Buenos Aires, Argentina) fala de Messi, do Barcelona, até do Independiente.

E a Seleção Argentina, que perdeu por 2 a 0 para o Brasil?


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Irresponsabilidade editorial

Pegue o Diário de S. Paulo (SP) e não estranhe: a manchete está errada mesmo.
O Shopping Center Norte não fechou. Há um prazo até sexta-feira para fechar, como diz o Jornal da Tarde (SP).
Susto mesmo teve o leitor Amaral Bartoletti, que mora ao lado do Center Norte e enviou seu depoimento por e-mail: "Eu moro aqui do lado e te garanto que está aberto, funcionando e lotado".
Pisada na bola. Das grandes.