Imprima essa Página Mídia Mundo: Leitores papel e leitores web

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Leitores papel e leitores web

O Columbia Journalism Review traz sempre artigos de alto nível.
Acaba de ser publicado um texto de Ryan Chittum revelando que os leitores de jornais em papel ainda investem muito mais tempo de leitura que os leitores de suas versões online.
Em uma rápida conta, Chittum chega à conclusão que os leitores do The New York Times pela Internet gastaram 4,2 milhões de horas em junho para ler o jornal via web.
Já os leitores do NYT em papel utilizaram 16,5 milhões de horas para ler o jornal no mesmo período.
Ou seja, de cada hora gasta para se ler o www.nytimes.com, utilizou-se quatro horas para degustar a edição em papel do jornal.
Essa relação é ainda maior quando se avalia Los Angeles Times, USA Today, The Washington Post e The Wall Street Journal, este último com a relação de uma hora online para cada 26 horas papel.
O artigo de Ray Chittum lembra ainda que não há conclusões a se tomar com a investigação, mas apenas constatações: em 15 anos de Internet, 10 dos quais com banda larga acessível às residências, o hábito de se ler jornal em papel ainda é dominante.

2 comentários:

  1. Como observou o Ryan Chittum o estudo não considera que a audiência de internet é a menos fiel de todos os veículos. Ou seja, não significa que os leitores online leiam menos, eles só não usam a mesma fonte (mesmo site) para todas as informações.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo.
    Também a Internet facilita a visualização do conteúdo e fica mais fácil ao leitor achar o que procura - ou o que deseja ler.
    O jornal tem um formato fechado, empacotado, que dita um ritmo de leitura que muitas vezes não favorece o entendimento rápido.

    ResponderExcluir