Imprima essa Página Mídia Mundo: Título em Santos, festa no Pará

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Título em Santos, festa no Pará

Há coisas que a razão não consegue explicar.
Por que os jornais do Pará, Região Norte, dão tanto espaço para o título do campeonato paulista, conquistado pelo Santos a 3 mil quilômetros de distância? O que leva os jornais locais Diário do Pará (Belém, PA), Amazônia (Belém, PA) e O Liberal (Belém, PA) a darem maior destaque ao título do que os jornais paulistas? Paulo Henrique Ganso, nascido no Pará, nem jogou...
O Pará merece jornais mais conectados com o cidadão paraense.

6 comentários:

  1. O futebol desconhece os limites geográficos, tchê. Só falta do Diário Popular de Pelotas se entregar para a dupla Gre-Nal, o que já está acontecendo. Será o fim da nossa utopia pelotense. Abração

    ResponderExcluir
  2. O lateral direito do Santos é conhecido como Pará. Ele entrou ainda no primeiro tempo, quando o titular, Johnatan, sentiu a perna e saiu.

    Jogou bem e levantou mais uma taça - no ano passado ele era o lateral titular. Na comemoração, por sinal, ele correu por todo o campo com uma bandeira do Pará.

    Acho até que os jornais poderiam ter usado a foto, com uma manchete do tipo: "Pará conquista o Paulista".

    :)

    ResponderExcluir
  3. Não vai haver nenhum comentário sobre as manchetes de ZH, Correio do Povo e O Sul hoje? Porque será?
    Devias comentar como nossos jornais dão destaque aos times campeões daqui, já que achas que os do norte/nordeste agiram mal.

    ResponderExcluir
  4. Fabrício,
    O Xavante spo empatou em casam melhor o DP falar de outro assunto.

    Rafael,
    O que falta é essa sacada, trazer a notícia que acontece a 3 mil quilômetros para o quintal de casa. Mas ninguém falou do Pará (jogador) com a bandeira do Pará (Estado). É só o factual, exatamente como a TV mostrou.

    George,
    Acho o fim um jornal dizer em letras garrafais: "É campeão". Mas esse exercício de mau jornalismo é repetido de Norte a Sul, não se trata de uma exclusividade gaúcha. No RS, aliás, destaque para o jornal O Sul, que mudou - por um dia - a cor do logo para vermelho. Pelo menos inovou.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Concordo, Tessler. Mostrei que a ligação existe, mas o jornal a deixou passar desapercebida.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, as três publicações perderam a manchete que para mim era mais adequada e foi rebaixada, sabe-se-lá por que para chamada de capa em locais de menos destaque.

    A passagem de ônibus foi reajustada na Região Metropolitana de Belém e a segunda-feira seria o primeiro dia do novo preço. Mas um dos municípios, Ananindeua, cujo prefeito é um dos filhos de Jader Barbalho, Helder Barbalho, resolveu não aumentar o valor. Resultado: desde então os ônibus, que circulam entre as três principais cidades, Belém (capital), Ananindeua e Marituba, estão circulando com valores diferentes. A maioria das linhas passa por pelo menos dois municípios. As formas de cobrar dependem dos limites de municípios e empresas com sede em Ananindeua. Uma confusão que prejudica pelo menos um milhão de usuários.

    Mas vai entender... Nem há tantos santistas no Pará. E essa deveria ter sido a forma de explorar o assunto, caso fosse mesmo necessário: mostrar festa dos santistas paraenses. O problema é que a capa de segunda-feira, para muitos jornais, precisa ser pautada por futebol. Falta de planejamento do jornal de segunda. E como os grandes times do Pará, Remo e Paysandu, estão na pior, foi o jeito apelar para o Santos. Lamentável.

    ResponderExcluir