Imprima essa Página Mídia Mundo: Vitória do Brasil, derrota dos jornais

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vitória do Brasil, derrota dos jornais

Há jornais que ainda acham que devem contar ao leitor as grandes notícias da véspera, aquelas que o leitor já conhece.
O jogo da Seleção Brasileira, por exemplo.
Algum brasileiro pode ter ficado alheio à tímida vitória sobre a medonha Coréia do Norte por 2 a 1?
Difícil.
Por isso jornais que pensam no leitor, que não desejam perder circulação, apresentam algo diferente do que a TV mostrou ao vivo, as rádios repercutiram e a Internet bombardeou desde o fim do jogo.
Tudo, menos o óbvio.
É difícil entrar na banca e ver O Vale (São José dos Campos, SP) dizer "Brasil larga na frente", e ainda ter a cara-de-pau de repetir o eletrocardiograma chupado do Diário de Pernambuco. Me diga algo que eu não sei!
Ou o Jornal NH (Novo Hamburgo, RS), que quis homenagear o "filho da terra" Maicon, mas acabou apenas repetindo o que todos já sabem.
Lamentável a obviedade do Jornal da Paraíba (João Pessoa, PB), do MogiNews (Mogi das Cruzes, SP), de O Estado do Maranhão (São Luís, MA), de O Popular (Goiânia, GO), do Notícias do Dia (Florianópolis, SC) e do Diário do Alto Tietê (Suzano, SP).
Todos informam o que o leitor já conhece. Comportam-se como os jornais de 1945, quando em determinado dia de agosto noticiaram: "Acabou a guerra".
Só que naquele tempo não havia TV.

Update: incrível o que O Popular fez com a foto de Maicon e Elano. Simplesmente inverteu-a. Não contava que a mesma foto fosse utilizada por vários jornais. Ficou feio, O Popular, assim altera-se a verdade (dica do meu filho Victor, sempre atento aos detalhes)

Atenção, leia o novo update abaixo.


Update do update: o repórter-fotográfico Weimer Carvalho, autor da imagem que está na capa de O Popular, O Vale e MogiNews, acaba de informar que a foto correta é a que saiu no jornal goiano, ao contrário do que Mídia Mundo afirmou. Os dois jornais do interior paulista inverteram deliberadamente a foto de Weimer Carvalho, cometendo um atentado à informação. Pior, os dois jornais apagaram o escudo da Fifa, que está na manga direita das camisetas dos jogadores. Como apareceria na manga esquerda de Elano - e dessa forma denunciaria a inversão - preferiram apagar.
Pobres leitores de O Vale e do MogiNews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário