Imprima essa Página Mídia Mundo: Atestado de óbito dos jornais

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atestado de óbito dos jornais

Nada pior para um leitor do que comprar um jornal (ou receber em casa, quando se é assinante) e encontrar um leque de informações velhas, gastas, inúteis.
A julgar pelas manchetes de Folha de S. Paulo (SP), O Estado de S. Paulo (SP), Correio Braziliense (Brasília, DF), O Popular (Goiânia, GO), Brasil Econômico (SP), Diário Catarinense (Florianópolis, SC), Jornal de Jundiaí (Jundiaí, SP), Estado de Minas (Belo Horizonte, MG), O Liberal (Belém, PA) e O Tempo (Belo Horizonte, MG) ler jornal hoje é tempo perdido.


4 comentários:

  1. Como assim, "Palocci pede para sair", ó Diário Catarinense????????? No máximo "pediram para ele sair"...

    ResponderExcluir
  2. Você leu todo o conteúdo dos jornais citados ou seus comentários se baseiam apenas nas manchetes? Se for apenas em cima das manchetes, não estaria sendo um pouco precipitado ao dizer que todas as informações de todos esses jornais são velhas, gastas e inúteis? Não haveria ali alguma análise diferenciada? E os jornais que acertaram nas machetes não poderiam, eles, dar informações velhas, gastas e inúteis em seu interior? A avaliação não teria de ser mais abrangente?

    ResponderExcluir
  3. Caro rogério,
    Eu teria que ter muito tempo disponível para avaliar todo o conteúdo interno dos jornais. Mas a capa é o que há de melhor em cada edição. É a vitrine, o apelo de venda.
    Se na capa só há "mais do mesmo", não acredito que internamente haja algo surpreendente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, concordo com você sobre o fato de a capa ser o principal cartão de visitas do jornal, mas é preciso considerar que ela não expressa necessariamente o conteúdo do veículo a ponto de uma capa ruim ser um argumento irrefutável de que o jornal, como você escreveu, só tem informações gastas e inúteis sobre determinado tema. Um jornal com boa capa pode ter um conteúdo sofrível. Assim como um livro não deve ser avaliado por sua capa ou por seu texto de apresentação, um jornal não deve ter seu conteúdo criticado com base apenas em sua capa. Concordo com você que o jornal deve se diferenciar o máximo que puder e que a capa faz parte desse processo, mas ela não é o único elemento a ser considerado.
    Obrigado pela oportunidade do diálogo.
    Estou sempre de olho no seu blog, que acho bacana por prestar um serviço diferenciado.
    Abraço.

    ResponderExcluir